top of page
Dra. Vanessa Gontijo

Isotretinoína e a acne grave: para que serve e quais os efeitos colaterais.

A isotretinoína é um medicamento indicado para o tratamento de formas graves de acne e quadros de acne resistentes a tratamentos anteriores, em que tenham sido usados antibióticos sistêmicos e medicamentos de aplicação tópica.


A Isotretinoína pode ser comprada em farmácias, podendo-se optar pela marca ou pelo genérico e pelo gel ou em cápsulas, sendo necessária a apresentação de uma receita médica para comprar qualquer uma das suas formas.


Disponível com os nomes comerciais de Roacutan e Acnova, deve ser usado exatamente conforme recomendação médica e a depender do veículo indicado a substancia pode ser usada:


1. Gel

Aplicar sobre a área afetada uma vez ao dia, de preferência à noite com a pele lavada e seca. O gel, depois de aberto, deve ser usado em um prazo de 3 meses.


2. Cápsulas

A posologia da isotretinoína deve ser determinada pelo médico. A duração do tratamento varia em função da dose diária e a diminuição completa dos sintomas ou resolução da acne ocorre geralmente entre 16 a 24 semanas de tratamento.


Como funciona

A isotretinoína é uma substância derivada da vitamina A, que está associada à diminuição da atividade das glândulas produtoras de sebo, assim como à redução do seu tamanho, contribuindo para a redução da inflamação.


Quem não deve usar

A Isotretinoína está contraindicada durante a gravidez e amamentação, assim como em pacientes que usam tetraciclinas e derivados, que tenham níveis de colesterol muito elevado ou hipersensibilidade à isotretinoína ou a qualquer substância contida na cápsula ou no gel.

Este medicamento também não deve ser usado por pessoas com insuficiência hepática e alérgicos à soja, porque contém óleos de soja na composição.


Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com as cápsulas de isotretinoína são anemia, aumento ou diminuição das plaquetas, elevação da taxa de sedimentação, inflamação na borda da pálpebra, conjuntivite, irritação e ressecamento ocular, elevações transitórias e reversíveis de transaminases hepáticas, fragilidade cutânea, coceira na pele, ressecamento da pele e dos lábios, dores musculares e articulares, aumento de triglicérides e colesterol séricos e diminuição de HDL.

Os efeitos adversos que podem ocorrer com o uso do gel são coceira, queimação, irritação, eritema e descamação da pele na região onde é aplicado o produto.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page