O corpo precisa de descanso para se restabelecer depois das atividades do dia a dia e o sono é o responsável por essa função, restaurando a pele e outros órgãos. Para que a pele mantenha a vitalidade, são indicadas, no mínimo, de sete horas a oito horas de sono por noite. É importante lembrar que a qualidade do sono também influencia no poder de regeneração celular.
Uma noite mal dormida pode gerar danos porque o nível de cortisol, mais conhecido como hormônio do estresse, pode ser elevado, levando a um aumento da produção de radicais livres no organismo, o que favorece o surgimento prematuro de rugas. Além disso, dormir mal também pode fazer com que o corpo libere adrenalina e causar alteração na função dos vasos sanguíneos, o que resulta em uma pele opaca.
Quando não dormimos direito, não permitimos que as células sejam renovadas, o que altera o aspecto da pele e predispõe o aparecimento de rugas. É durante o sono que o organismo se recupera, entra em equilíbrio e renova as células.
À noite, produzimos hormônio do crescimento, responsável por toda 'construção' no nosso organismo. Então, dormir bem contribui para fortalecer a nossa "poupança" de colágeno.
O sono também é um poderoso detox. Durante esse período, produzimos várias substâncias antioxidantes, como a melatonina e o já citado hormônio de crescimento, e diminuímos a produção de radicais livres, que na pele comprometem a produção e a qualidade de fibras de colágeno e elastina, acelerando o envelhecimento.
Comments